CONCLUSÃO ( e algumas curtinhas )


cldt.jpg (23989 bytes)   poster98.gif (22194 bytes)

Campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS)

DIA 31 DE MAIO É O DIA MUNDIAL SEM TABACO. Em todo o mundo existe um agito geral, estimulado pela Organização Mundial da Saúde:

Este nosso e-book se propôs a possibilitar um maior conhecimento por parte de vocês adolescentes, deste negócio chamado cigarro. Quando digo "negócio", quero dizer realmente que se trata de um negócio entre indústrias e sucessivos governos DESCOMPROMISSADOS OU QUE ENTENDERAM PRECARIAMENTE AS PRIORIDADES DE UM POVO. É, aliás, um negócio fácil, devido ao vicio que provoca. A nicotina possibilita manter um imenso público cativo.

Nem preciso dizer que tento, com este trabalho, influenciá-los a não trilhar um caminho, já desnecessariamente trilhado por outros tantos bilhões de pessoas.

Nenhum outro produto fabricado pelo homem tem o mercado tão garantido quanto o cigarro, neste final de século. Nenhuma outra lavoura lícita rende tanto para o agricultor. Por outro lado, nenhuma poluição industrial se compara à poluição causada pela fumaça do cigarro.

A confraria dos fumantes no mundo alcança a cifra de 1,1 bilhão de pessoas que, em sua grande maioria, se iniciou antes dos 18 anos.

Uma vez instalada a dependência à nicotina (único fator que mantém os fumantes ligados a este "prazer"), o desligamento deste vício estará restrito à uns poucos felizardos. A maioria passa a deter, como que, uma marca: sou nicotino-dependente. Marca esta, que em contra-partida nada acrescenta de positivo ao indivíduo.

A adolescência representa a fatia do mercado que mais interessa às indústrias do fumo. Dificilmente alguém se inicia no vício após os 18 a 20 anos de idade. Cada adolescente que deixe de cair nesta esparrela nicotínica, representará, em média, menos 15 mil dólares ao longo de 40 anos, para as indústrias e os governos. Existem muitos milhões de adolescentes no mundo e as campanhas publicitárias estão dirigidas a vocês.

Hoje vocês devem tomar consciência de que estão representando o último elo desta corrente, caberá à vocês, e só à vocês, decidirem se vão dela participar. A maioria dos pais e professores (muitos fumantes) de vocês não tiveram acesso às informações quando eram adolescentes.

A fumaça destes cigarros contém milhares de substâncias tóxicas irritantes, cancerígenas e radioativas e, não obstante, ainda se pode ver anúncios divulgando, sob as mais diversas formas, as suas qualidades.

Usei repetidamente a palavra conscientização durante as informações passadas. Na verdade, por tratar-se do ponto principal deste livro eletrônico, ao nosso ver. É necessário tornar-se consciente da decisão de fumar ou não. Depois que a pessoa torna-se dependente de nicotina, muitos fatores irão tornar esta conscientização difícil. O ideal é que vocês avaliem a situação com carinho antes.

Encerrando, este trabalho foi a forma que encontrei para contribuir para que vocês, adolescentes, evitem enriquecer a literatura médica com mais comprovações sobre os malefícios do fumo. Já as temos em quantidade suficiente. Por outro lado, é também a forma como faço a leitura do que é a tal da "globalização" do planeta, não apenas em sua economia mas, sobretudo, na livre circulação da informação. E a melhor informação é a que EDUCA EM SAÚDE, uma das estratégias para promover-se saúde, que é uma coisa muito mais ampla do que curar doenças ou fazer medicina preventiva. A saúde é o nosso bem maior, nosso maior e melhor patrimônio, sendo fundamental divulgarmos todo e qualquer conhecimento que possa contribuir para a sua manutenção. É a partir da saúde individual e coletiva é que poderemos continuar a desenvolver-nos enquanto espécie e, a transformarmos esse planeta insano em um lugar de desenvolvimento harmonioso também para as outras espécies.

Sejamos soberanos como nação e como pessoas !!! Não há rigorosamente nada que justifique o tabagismo estar sendo banido do primeiro mundo e encontrar espaço no, dito, terceiro.

Desejo paz e crescimento interior para todos os seres.

CURTINHAS.

#1. Da Organização Mundial da Saúde (OMS) - MORTALIDADE PELO TABAGISMO. Em 1998, 3 milhões de pessoas morreram , no mundo, por causa do tabaco; 2 milhões no primeiro-mundo e 1 milhão no terceiro. Em 2020, a OMS estima que morrerão 10 milhões de pessoas: 3 milhões de pessoas no primeiro e 7 milhões no dito terceiro-mundo. Em parte, cabe-nos tentar alterar este destino catastrófico que se anuncia. Nada há que justifique este crescimento da mortalidade entre nós, os da Banana Republic, a não ser a nossa própria ignorância. Vamos todos acordar, pois, gigante adormecido é apenas uma força de expressão em nosso Hino Nacional.

#2. Deu na imprensa (O Globo, 12/02/99)- EX-FUMANTE VAI À JUSTIÇA E GANHA US$ 51,1 MILHÕES _ em São Francisco (EUA), um júri culpa uma indústria de cigarros como responsável pelo câncer de pulmão de Patricia Henley, de 51 anos. Ela afirmou que vai doar o dinheiro da indenização à programas educacionais para alertar as crianças contra os perigos do fumo para a saúde: "Hoje é um grande dia para as crianças. O júri foi muito corajoso", comemorou Patricia. A Philip Morris (fabricante do Malboro que Patricia fumava) disse que vai recorrer da sentença.

#3. Deu na imprensa (O Globo, 19/06/98) e (Jornal do Brasil, 19/06/98)- CIGARRO PODE DUPLICAR O RISCO DO MAL DE ALZHEIMER e DEMÊNCIA SENIL ATINGE MAIS OS FUMANTES _ estudo acompanhou 6.870 homens e mulheres, com mais de 55 anos, num bairro de Roterdam (Holanda). Destes, 146 desenvolveram doenças cerebrais. Os pesquisadores descobriram que os fumantes tinham 2,2 mais chances de desenvolver algum tipo de demência.

#4. Trabalho Científico: Dra. Ana Menezes, Universidade Federal de Pelotas/RS (apresentado no Congresso Brasileiro de Pneumologia, em 1998) _ 11 % dos alunos da Faculdade de medicina são fumantes, ao final do curso, em 1996. Contra os 26 %, de 1986. Este resultado é merecedor de aplauso ou de choro copioso?? Confesso que ainda não sei... Como sou um otimista vocacional, vou considerar uma vitória, o fato de haver menos médicos dependentes de nicotina na praça.

#5. Da Organização Mundial da Saúde (OMS)- EXPOSIÇÃO À PUBLICIDADE DO TABACO _ O papel da publicidade é crítico no processo de condicionamento dos adolescentes. Nos anúncios, os usuários de tabaco são retratados como sendo glamurosos, populares, independentes, aventureiros e machos. Um estudo nos EUA encontrou que entre os adolescentes que fumavam, 85 % deles escolheram as três marcas de cigarros que eram anunciadas mais pesadamente, o que acontecia com apenas 35 % dos adultos. Estes dados sugerem que as crianças e os adolescentes respondem mais do que os adultos às mensagens e imagens contidas nas propagandas de tabaco.

#6. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, 11/03/98)- CARDÍACOS NÃO PARAM DE FUMAR _ As pessoas mais prejudicadas pelo vício de cigarros são também as que estão menos inclinadas a parar de fumar. Esta foi a conclusão de um estudo de uma clínica americana, a Mayo Clinic, com pessoas que fizeram tratamento cardíaco. Dos 1.169 pacientes tratados com Angioplastia (técnica para desobstruir artérias coronárias), 63 % deles continuaram a fumar após o procedimento. Apenas 9 % buscaram ajuda para livrarem-se do vício.

#7. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 - de 13 de Julho de 1990) _ Artigo 81. item III : "É proibida a venda, à criança ou à adolescente, de: produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida".

#8. As corridas de Fórmula I sempre foram palcos para a exibição de marcas de cigarro. Porém, com a proibição de propaganda em vários países primeiro-mundistas, estas corridas ganharam uma importância ainda maior para as indústrias do tabaco. Elas que antes patrocinavam praticamente todas as equipes do circo, agora, não satisfeitas, criaram a sua própria equipe de corrida. Quem deu o pontapé inicial, em 1999, foi a BAT - British American Tobacco, que fundou a BAR - British American Racing. Montando a sua equipe com um campeão mundial, o Jacques Villeneuve e, com uma promessa brasileira, o piloto Ricardo Zonta. Imagino, se o Zonta fizer sucesso nesta categoria de corridas, como nosso país será infestado com imagens das suas vitórias. A única vitória que o André Ribeiro obteve na fórmula Indy, por acaso aqui no Rio, em 1996, já foi suficiente para ele ter foto em caixas de promoção de batatas fritas Ruffles, com boné dos cigarros Malboro de brinde !?! Para se ter uma idéa de como é importante, para as indústrias de tabaco, o palco das corridas, pasmem: pela primeira vez na história, uma escuderia vai fazer propaganda de duas marcas de cigarros diferentes ao mesmo tempo. Queriam ter um carro de cada cor mas, como foram proibidos de fazê-lo, pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), apelaram para o que ? Um lado do carro vai fazer propaganda de um cigarro e, o outro lado fará publicidade de outro cigarro. Vai ser um carro de duas caras, aliás, termo que vem a calhar, quando se trata do tabagismo. Esta ânsia, em veicular propaganda de cigarros, vem justamente da poderosa BAT. Portanto, olho vivo, garotada. Esta turma joga pesado !!!?!!!

#9. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, 19/02/98) - ANÚNCIO DE CIGARRO INFLUENCIA _ Estudo do programa de Controle e Prevenção do Câncer da Universidade da Califórnia (EUA), com jovens entre 12 e 17 anos, estimou que 700 mil jovens americanos experimentam cigarros por causa da propaganda.

#10. Deu na imprensa (O Globo, coluna de Cesar Tartaglia e Tânia Neves, 23/02/99) - "O AGENTE 007 CONTRA O FUMO _ A campanha anti-fumo chegou, quem diria, ao aconchegante interior do carro do Agente 007. Na próxima aventura de James Bond, Pierce Brosnan pilotará um bólido no qual se verá claramente um adesivo com o famoso "No smoking". Era uma vez aquela história de o espião de sua majestade acender um cigarrinho enquanto informa que se chama Bond, James Bond. Dessa vez, nem cigarro apagado na mão, como Brosnan exibiu na aventura passada".

#11. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, 13/02/98) - TABACO É O VILÃO INGLÊS _ O Câncer já é a primeira causa de mortes no Reino Unido, segundo a Campanha de Pesquisas sobre o Câncer. Os resultados representam uma inversão, pois até então, o coração matava mais do que o Câncer. Segundo a Campanha, o tabaco é a principal causa desta inversão. Para os pesquisadores, a adesão de jovens ao tabaco foi o principal motivo pelo qual o Câncer mata mais do que o coração, hoje em dia. Segundo a Organização, 40% dos jovens ingleses, galeses e escoseses são fumantes. Foram, em 1996, 156.890 mortes por Câncer, contra 148.186 por males cardíacos.

#12. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, 16/08/96) - CÔNJUGE DE FUMANTE TEM MAIS INFARTO _ Artigo publicado na Circulation, da Associação Americana de Cardiologia. Os cônjuges de fumantes têm 20 % mais de chances de morrer de infarto do que aqueles que não têm esta exposição.

#13. Trabalho científico: Uma pesquisa realizada em Beijing, China, em 1996, entre 16.996 estudantes, apontou os principais fatores de risco para a garotada entrar na drogadicção à nicotina. Aí vão eles:

#14. Deu na imprensa (O Globo, 08/04/99) - PHILIP MORRIS GANHA BRIGA CONTRA UNIÃO E CONTINUARÁ A VENDER MAÇOS MENORES _ O presidente do Supremo Tribunal Federal considerou que a empresa pode continuar a vender maços com menos de 20 cigarros (e consequentemente mais baratos). De uma certa forma, esta decisão gerou certa tristeza entre os que tentam lutar contra esta praga, o fumo, pois, todos sabemos que facilitar a aquisição de cigarros estimula o vício, principalmente a entrada de jovens, que em geral têm menos grana. O Ministro Celso de Mello declarou, contrariando tudo que eu sabia até hoje, que: "Na realidade, a redução do número de cigarros em cada embalagem poderia ter o efeito de condicionar o comportamento do fumante, estimulando-o, psicologicamente, a diminuir o consumo diário desse produto".

Esta declaração me fará voltar ao pai dos burros, aos livros, pois, tudo que sabíamos até então, era que o vício era devido à droga, nicotina, e se a embalagem tiver seu conteúdo modificado, para menos ou para mais, o consumo aumenta. Esta é, inclusive, uma recomendação formal da Sociedade Americana de Psicologia. Manter os maços com 20 cigarros, pois, comprovou-se que maços com menos de 20 cigarros faz aumentar o consumo entre crianças mais jovens e, maços com mais de 20 cigarros faz crescer o consumo entre crianças mais velhas.

#15. Deu na imprensa, (Folha de São Paulo, 08/04/99, reportagem de Aureliano Baiancarelli) _ ESTUDO NORTE-AMERICANO MOSTRA QUE COMEÇAR A FUMAR NA ADOLESCÊNCIA PROVOCA ALTERAÇÕES GENÉTICAS IRREVERSÍVEIS _ Um especialista em genética da Universidade da Califórnia, EUA, o professor John Wiencke, divulgou resultados de estudo em que fica patente que, quanto mais cedo a pessoa começa a fumar, mais danos o cigarro vai provocar em seu organismo. As alterações no DNA entre outras coisas facilitam o desenvolvimento do câncer de pulmão futuro. Volto a lembrar que o câncer de pulmão é o que mais mata americanos do norte, homens e mulheres.

#16. As duas novelas de horário nobre da Rede Globo de Televisão, "Andando nas nuvens" e "Suave veneno" apresentam personagens que fumam tanto que, até a diretoria de uma empresa de tabaco escreveu uma carta à direção da Globo sobre o assunto, conforme citou o jornalista Artur Xexéo, em sua coluna dominical do Jornal do Brasil (11/04/99). Segundo o colunista, a resposta da Globo teria sido: "Nas produções da Rede Globo, os autores desfrutam de plena liberdade de criação para compor personalidades..." Será que poderíamos um dia chegar a ver a exaltação de um estuprador ou um serial killer, tudo para preservar a liberdade de criação? Será que perdemos a capacidade de termos discernimento?? Paulo Ubiratan, diretor do Núcleo de teledramaturgia, da própria Rede Globo, falecido no ano passado, com apenas 51 anos, por doença-tabaco relacionada, deve estar estranhando esta exaltação ao vício que o levou mais cedo para o lado desconhecido. O ator Marcos Palmeira, em uma cena na praia, conseguiu fumar 3 cigarros diferentes no mesmo take. Ato gratuito, com alto risco de influenciar uma legião de adolescentes, sobretudo, por motivos óbvios, sendo o galã da vez, as do sexo feminino. Estas mesmas que, neste final de século, estão entrando no vício mais até do que os meninos e, que estudos recentes comprovam ter mais dificuldade ainda, para deixar o vício, que os meninos. Em entrevista ao Jornal O Globo, em 18/04/99, o autor da novela Andando nas nuvens, Euclydes Marinho, rebate às críticas da seguinte forma: "É uma frescura! A vida não é politicamente correta e, em novela, é tudo brincadeira". Creio que esta afirmação é digna de reflexão, de até aonde pode chegar a capacidade da boçalidade humana. Vale acrescentar que, nesta mesma entrevista, o ator Marcos Palmeira admite não ser fumante e, que os cigarros, que fuma desbragadamente, são feitos, especialmente para ele, de rosas com mel, portanto, sem tabaco e, principalmente sem nicotina. Era tudo para "compor a personagem", fazer parecer mais neurótico o jornalista que ele representa. Espero que os adolescentes que resolvam compor suas próprias personagens, de carne e osso, sejam informados de aonde adquirir os cigarros de rosas com mel. Naquele estudo de Beijin, China (curtinha, 13, acima), as duas principais razões para os jovens entrarem na furada do cigarro foram: imitar alguém (e, porque não o galã da vez) e simplesmente curiosidade, ver como era. O trabalho do meu primo cartunista (entre outras coisas) Ziraldo, que está em nosso capítulo sobre a propaganda, mostra bem este risco da imitação. Ziraldo, aliás, é dos raros artistas brasileiros que abriu os olhos e o coração para o problema do tabagismo no Brasil e, teve a coragem de engajar-se nesta aventura, de tentar mudar esta sina de aceitar o que nos é imposto. A artista plástica Mônica Barki também sensibilizou-se com o tema, definindo, com pincéis, o que representa o cigarro para ela, em uma pintura que expusemos na rede .

#17. A apresentadora (entre outras coisas) da Rede Globo de Televisão, Xuxa Meneghel, sempre que pode tenta ajudar a acordar cabeças quando o problema é o cigarro. Em 1995, chegou a colocar uma música especificamente sobre isto em seu CD Luz no meu caminho, como a querer espalhar esta luz para outras pessoas. Na música em questão, composição de Reinaldo Waisman e Marcos "Xuxa" Levy e, intitulada PRA QUE FUMAR (não digam que o título do meu trabalho copiou a música, porque o escrevi em 1994, hein?), a letra diz assim: " O Ministério da Xuxa adverte, fumar faz mal pacas. Fumar pra que? Pra que fumar? Fumo, pra que fumar? Não é charme, é bobeira. Pra que esse cigarro na mão ? Boca foi feita pra dar beijinhos, com gostinho de paixão. Quero todos os baixinhos espalhando esta lição. Não fume pai ! Não fume mãe ! Quem solta fumaça é caminhão ! Amigo que é amigo, não oferece cigarro. Amigo que é amigo, dá carinho, dá um abraço. Amigo que é amigo, respeita o meu pulmão. Amigo que é amigo, mora no meu coração". Vocês lembram-se de como era o ritmo? Valeu, Xuxa!! Mais uma andorinha com o bico cheio d'água, tentando apagar o incêndio da floresta.

#18. Resposta de um adolescente à pergunta sobre se tinha desejo de tornar-se um fumante. A forma dele dizer NÃO, é que foi original: "Tás me achando com cara de 4 M, ô sarado?" 4 M = Mó-Mané-Mer-Mão. Nem preciso dizer que era carioca o entrevistado, não é ?

Uma gíria, que surgiu no início de 2000, a partir da investigação de algumas indústrias de remédios instaladas no Brasil, poderia traduzir o cigarro como um B.O. - Bom para Otário. Seja 4M ou BO, o espírito da coisa é que interessa !?!

#19. Trabalho científico: o programa de epidemiologia (nomezinho difícil, hein?) da Universidade da Califórnia, EUA, classifica os 3 maiores fatores de risco (aquilo que mais pode causar uma coisa) do infarto do coração: FUMO, COLESTEROL e PRESSÃO SANGUÍNEA.

#20. E-mail que recebemos de um ser humano sensível (22/04/99): "Estou morando numa cidade chamada Gravenhurst, situada em Ontário, Canadá. Estudo na High school e, a cada dia aprendo mais e mais à respeito dessa cultura, dessa sociedade. As pessoas que moram no Brasil vivem num mundo muito diferente do deles aqui. Eles não pagam escola e, na escola tem tudo o que é necessário; nem parece pública ! Eles não pagam hospital, eles têm assistência do governo. Quem vive num país de terceiro-mundo pensaria que esse aqui é um mundo perfeito, mas não é. Fico doente em ver a quantidade de alunos que fumam, drogam-se, bebem demais e têm filhos. É deprimente e triste ver a violência nos olhos deles. É muito triste pensar que eles têm toda uma infra-estrutura que o Brasil não tem e, que eles não estão nem aí. Eles não dão valor ao que têm. Eles não se amam, não amam ninguém. O mundo precisa de ajuda, os jovens precisam de ajuda. Eu tenho 17 anos e tenho medo desse futuro. Paula." "paulasaules@hotmail.com".

#21. Deu na imprensa, (O Globo, 29/04/99) - 'NEW YORK TIMES' NÃO PUBLICA MAIS ANÚNCIO DE CIGARRO _ O jornal "The New York Times" proibirá a publicação de anúncios de cigarros em suas páginas. O anúncio foi feito em sua edição de ontem (28/04/99), sob o título de BASTA. "_ Não queremos expor nossos leitores a uma publicidade que pode ser perigosa para a sua saúde", justificou Nancy Nielsen, porta-voz da empresa. A medida, que entra em vigor neste primeiro de maio de 1999, é digna da entrada no terceiro milênio (quando nossas esperanças estão apostando alto), um momento da mais pura magia, pois trata-se do maior jornal do mundo, no maior país capitalista do mundo, aonde o ganho em dinheiro perdeu o jogo para a preocupação com a saúde da raça humana, uma raça tão em risco de extinção quanto os micos-leões dourados, as baleias e as tartarugas marinhas. Um terço dos homens chineses deve morrer por doença provocada pelo cigarro. E aí, vem o 'New York Times' e, pimba, bem na ferida. O mesmo, eu sonho acontecer com vocês adolescentes, cessarem a entrada no vício do fumo, não por uma lei que proíba mas, principalmente, por sentirem-compreenderem com a dupla coração-cérebro (esta dupla que, quando consegue marchar junta, é o seguinte, como já dizia o velho Krishna). Amantes da vida, vamos colocar a nossa própria manchete em nosso jornal interno: BAAASSSSSSTTTTTTTTAAAAAAAA !!!!!

#22. Deu na imprensa, (Revista Cláudia, n. 452 - Maio.99)_ RAINHA CONTRA O CIGARRO - "O movimento contra o cigarro está recebendo apoios importantes, da Rainha da Inglaterra. Sua alteza deixou de renovar um contrato entre a família real britânica e a empresa Gallaher, produtora dos cigarros Benson & Hedges, contrato este que já durava 122 anos. Os maços não terão mais o brasão de armas da monarquia inglesa". Por falar em brasão será que também não chegou a hora de o nosso brasão da república passar por uma reforma ? Se na Inglaterra retirou-se o brasão do cigarro, quem sabe no Brasil retiramos o cigarro do brasão ?? Ver capítulo 22

#23. Deu na imprensa (O Globo, 25/05/99)- OMS DECIDE CRIAR CONVENÇÃO MUNDIAL CONTRA O FUMO _ Tratado obrigará países a restringir venda e consumo de tabaco - A Organização Mundial da Saúde anunciou, em 24/05/99, a criação de um novo tratado internacional para combater o tabagismo. A idéia básica é restringir o consumo e a venda de cigarros em todo o mundo. A diretora geral da OMS, Gro Harlem Brundtland, declarou: "O cigarro é um dos maiores inimigos da saúde pública, mas seu combate tem sido negligenciado." O tabagismo é a prinicpal causa de câncer de pulmão e estima-se que, no início do próximo século, será o maior fator isolado de morte por doenças cardíacas e respiratórias em todo o planeta. Vale lembrar que a Dra. Brundtland foi a Presidente da ECO-92 (realizada aqui no Rio de Janeiro). Agora, dirigindo a OMS, nada mais coerente que ela estar tentando presenvar a ecologia "humana" contra o seu pior inimigo, o Tabagismo.


Dra Gro Harlem Brundtland

A Dra. Brundtland declarou na conferência de Kobe, Japão, em novembro de 1999: "A indústria do tabaco é a inimiga pública número 1. A epidemia do tabaco não poupa qualquer nação ou qualquer pessoa... 4 milhões de mortes desnecessárias por ano, 11.000 a cada dia...".

#24. Trabalho científico: publicação recente, no Jornal da Associação Médica Americana (JAMA - 1999), em pesquisa dos médicos John Ayanian e Paul Cleary, de Harvard (EUA), investigaram 3.031 adultos, sendo 737 fumantes. Destes, apenas 29% achavam que teriam um risco maior de ter um infarto do coração. Apenas 40% acreditavam que tinham um risco maior de desenvolver algum tipo de câncer além da população de não fumantes.

Esta conclusão é incrivelmente grave, pois, revela uma imensa falta de informação entre a população fumante. Como vimos na curtinha #13, este também é um dos fatores que leva adolescentes ao fumo: não acreditar que ele possa fazer tão mal à saúde. Em meio a um tiroteio, todos (mesmo adolescentes) procurariam um local seguro para esconderem-se, por terem certeza de que uma bala perdida pode matar. A fumaça do tabagismo não é reconhecida ainda pela raça humana como tão perigosa. Entretanto, deveria ser...

#25. Depoimento ao nosso trabalho, de uma jovem escritora paulista, minha mais nova amiga:

" Meu nome é Luciana Scotti. Era bonita, sadia e bem sucedida. Sou farmaceutica, formada pela Universidade de São Paulo ( USP ). Eu trabalhava na Colgate-Palmolive. Tudo ia bem, até o dia 2 de maio de 1994. Na época, eu tinha 22 anos".

"Sofri um Acidente Vascular Cerebral (AVC), fiquei 2 meses em coma, tive duas paradas cardíacas e fiz duas cirurgias no cérebro. Voltei a vida tetraplégica e muda".

"Não é brincadeira que o cigarro mata !! Eu fumava e tomava pílulas anticoncepcionais. Depois descobri que pílulas associadas com cigarro, na presença de enxaqueca, aumenta a possibilidade de AVC em 7 vezes mais que na população normal".

"Passei por uma forte crise depressiva... que, felizmente, passou. Hoje sou escritora e minha vida está relatada nos meus dois livros: SEM ASAS AO AMANHECER e A DOCE SINFONIA DO SEU SILÊNCIO".(editora o nome da rosa)

"Espero que minha trágica experiência sirva, hoje, de alerta a todos os jovens que tomam conhecimento da minha vida".

NOTA: homepage e e-mail da Luciana: http://www.dialdata.com.br/lucianascotti

lscotti@dialdata.com.br

- Obrigado, Lu !!

#26. Durante anos procurei por um discurso, que sabia que havia sido proferido pelo senador americano Robert (Bob) Kennedy, irmão do John, então presidente dos EUA. Este discurso abrira a primeira Conferência Mundial sobre Fumo e Saúde, em setembro de 1967.

Discurso de Bob Kennedy, de 1967.

Após contatos com a biblioteca do Congresso Americano, obtive a íntegra do discurso e, passo para vocês um pequenino, porém, expressivo trecho:

" A cada ano, os cigarros matam mais americanos do que os que morreram na I Guerra Mundial, a Guerra da Coréia e a do Vietnan juntas; quase tanto quanto os que morreram em batalha na II Guerra Mundial. A cada ano, os cigarros matam cinco vezes mais americanos que os acidentes de trânsito. O Câncer de pulmão sozinho mata mais do que as estradas. A indústria do cigarro está lidando com uma arma mortífera. Está barganhando a vida das pessoas pelo ganho financeiro".

" Os cigarros teriam sido banidos há anos se não fosse pelo tremendo poder econômico dos seus produtores. Se o poder econômico da indústria de cigarros fosse tão minúsculo quanto o da indústria da maconha, os cigarros certamente seriam ilegais agora e, sua venda sujeita à severas penalidades pelos danos à saúde causados".

Estas palavras ecoaram no congresso americano há mais de três décadas. Hoje, pelas mortes duplicadas, seguramente o falecido Bob Kennedy diria coisas muito mais duras. Porém, a veemência de seu discurso, em 1967, explica porque o movimento antitabagismo americano é tão importante para o resto do mundo.

Solicito a atenção de vocês para mais um diminuto trecho do discurso:

"As companhias de cigarro têm demonstrado uma total desatenção às suas responsabilidades públicas. Porém, é também uma reflexão para a nossa sociedade - para todos nós - que o cigarro tem sido permitido em vários países. Não há razão para uma outra geração da raça humana tornar-se vítima de morte prematura. NÓS DEVEMOS AGIR - E, AGIR AGORA (Washington, Terça-feira, 12 de Setembro de 1967)".

#27. Deu na imprensa (Jornal do Commercio, em matéria de Daniele Carvalho, 14/06/99) - FUMO PODE SER PREJUDICIAL À CARREIRA _ "Os especialistas em seleção de pessoal advertem: o fumo pode ser prejudicial à carreira. Pesquisa realizada pelo grupo Catho mostra que fumantes têm maior dificuldade para preencher vagas de emprego". "Um executivo representa a imagem da empresa. Logo, se estiver usando um casaco com forte cheiro de nicotina, poderá causar uma impressão negativa". "Afirma a diretora do grupo Catho: um candidato que não pratica exercícios físicos, não tenha boa alimentação e fume, dificilmente conseguirá a vaga que procura".

Além disto, a falta de nicotina provoca perda de concentração. Quando um executivo fumante fica muito tempo sem fumar, o que pode acontecer numa reunião de negócios em que o fumo esteja proibido, sua taxa de nicotina sanguínea cai, o que pode fazê-lo tomar decisões equivocadas, por desatenção, e até mesmo encerrar um encontro precipitada e inconscientemente, com o objetivo de poder repor nicotina.

#28. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, em matéria de Nelson Franco Jobim, de Londres, em 19/05/99) - BRASIL GANHA ZERO EM SAÚDE: na América Latina, o país fica em décimo-nono lugar, à frente só de Haiti, Bolívia e Guatemala _ "Os indicadores de saúde do Brasil estão entre os piores da América latina, segundo publicação da Healthcare in Latin America". "Entre outros motivos, está o fato de o consumo de tabaco no país ser elevado".

#29. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, em matéria de Daniele Lua, em 14/07/99) - GAROTINHO DECLARA GUERRA AO CIGARRO: Governo processa indústria tabagista dos EUA e quer ressarcimento de US$ 10 bilhões pelos gastos na rede de saúde_ "Anthony Garotinho explicou que, caso ganhe, o dinheiro será aplicado na melhoria da rede de saúde pública do Rio de Janeiro".

Este fato, eu creio ser um dos mais importantes do movimento antitabagismo brasileiro, por tratar-se de uma atitude que partiu de uma autoridade pública, com poder de decisão e coragem suficiente para se posicionar contra este cartel poderoso e rico,até então, pouco incomodado pelos nossos legisladores. A decisão do Governador carioca é absolutamente fantástica, até por mostrar ao resto do mundo que não há diferenças essenciais entre a inteligência dos povos do primeiro e terceiro mundos.

#30. Deu na imprensa (Folha de São Paulo, em matéria de Sylvia Colombo, Londres, em 18/06/99) - BLAIR QUER BANIR PROPAGANDA DE CIGARROS_ Governo britânico tem plano para proibir, a partir de dezembro, todo o tipo de propaganda tabagista. "A decisão do Primeiro-ministro inglês, prevê a proibição de toda a propaganda de cigarros, direta e indireta, em jornais, revistas lojas e outdoors. A proibição incluirá também promoções em bares e clubes noturnos. Ficarão proibidas as visitas promocionais em que são oferecidos cigarros de graça aos consumidores".

Caros adolescentes, lembrem-se que o Primeiro-ministro inglês equivale, em termos de posição no país, ao nosso Presidente da República.

#31. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, em 3/07/99) - RIO TEM MAIS MORTES POR INFARTO: o Rio de Janeiro é a cidade brasileira onde há mais mortes por infarto. Esta conclusão foi apresentada no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, pelo médico Antônio Luiz Brasileiro. Uma das mais preocupantes conclusões do estudo, foi que " em 50% dos hospitais de emergência da cidade não há condições mínimas para atender um paciente infartado". O fumo é o maior causador de doenças cardíacas.

Amigos, vejam bem, fumar contribui muito para uma doença em que a maioria dos hospitais não está preparada hoje para lidar. O que se dirá, se a estimativa da Organização Mundial da Saúde se confirmar, se nada fizermos e, as mortes por fumo no terceiro mundo passarem de 1 para 7 milhões ao ano. Dentro de uns 15 anos teremos um caos na rede pública terceiromundista de saúde, com um batalhão de infartados adentrando os seus precários hospitais.

Enquanto isto, por exemplo, na Inglaterra, aonde a mortalidade por doença cardíaca deixou de ser a primeira causa de morte entre ingleses, graças também ao preparo da medicina pública em lidar com infartos, a campanha contra o fumo é fortíssima.

A conclusão a que podemos chegar é bastante paradoxal: onde lida-se melhor com o coração, o combate ao fumo é intenso. Aonde os hospitais estão despreparados para lidar com as doenças coronárias, o fumo corre livre, leve e solto.

#32. Deu na imprensa (O Globo, em matéria de Edgar Arruda, em 19/09/99) - MÉDICOS ENFRENTAM DRAMA POR FALTA DE VAGAS _ O aposentado Amadeo Nogueira Júnior, de 79 anos, antes de conseguir a vaga no CTI ficou 5 dias esperando em leito da emergência. A sobrinha do paciente relata: "O que a família sofre é impressionante. Ficamos vendo um familiar morrendo sem poder fazer nada. Tentamos em cinco hospitais e nenhum tinha vaga". Enquanto isto, o drama dos médicos não é menor, como afirma o colega Afonso Soares, Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro:"A carência de vagas aumenta o risco de vida dos doentes e faz com que os médicos tenham que enfrentar o drama de escolher qual o paciente que será tratado. Qualquer médico de CTI já passou por esta situação. O médico aprende que todos os pacientes têm direito ao tratamento. Não posso dizer que se faça esta opção com a consciência tranquila".

Portanto, amigos adolescentes, como vocês podem atestar, no momento de dificuldades em que vivemos todos (apenas uma pequena parte da população brasileira tem acesso à medicina de ponta, no instante em que necessita), fumar é uma decisão totalmente equivocada. É como andar em campo minado !?!

#33. Deu na imprensa (O Globo, em matéria do correspondente José Meirelles Passos, de Washington, EUA, em 16/09/99) - BIRD: MUNDO TERÁ MAIS POBREZA _ BANCO MUNDIAL RECONHECE ERROS E ADMITE QUE ESTÁ PERDENDO A BATALHA CONTRA A MISÉRIA _ A diretoria do Banco Mundial (Bird) reconheceu ontem que está perdendo a batalha para a pobreza. Por causa dos erros cometidos no passado, as disparidades econômicas entre os países ricos e os países em desenvolvimento continuarão a crescer. O número de pessoas vivendo em pobreza absoluta continuará a aumentar nos próximos anos. Em 1987, havia 1,2 bilhão de pessoas ganhando 1 dólar por dia. Em 2000, este número será de 1,5 bilhão e, em 2015, de 1,9 bilhão. Com a palavra o economista chefe do Bird, Joseph Stiglitz: "Mesmo que não tenhamos um interesse humano nestas cifras da pobreza, é preciso dar maior atenção a elas por uma questão de interesse próprio, de autoproteção. Porque altos índices de pobreza e uma pobreza crescente levam à agitação, à instabilidade e ao caos".

Como vocês podem constatar, o cenário para o futuro próximo não é dos melhores. E o que os cigarros podem ter com isto, vocês poderiam me perguntar. Observem as palavras do brother:"por causa dos erros cometidos no passado, as disparidades econômicas entre países ricos e pobres continuarão a crescer". Uma das disparidades é como os países do primeiro-mundo têm tratado a questão do tabaco, que gera uma grande perda na economia dos países e, como isto tem ocorrido no terceiro-mundo. Enquanto nos EUA um acordo obrigou as indústrias do tabaco a indenizarem os estados americanos em mais de 250 bilhões de dólares, fora os 190 que o Tesouro americano ainda vai pleitear pelos gastos com saúde e aposentadorias precoces, no Brasil, há um ano um ministro da indústria entregou uma placa de honra ao mérito ao presidente da Souza Cruz.

Reparem bem, o Banco Mundial estima que a pobreza estará em sua fase mais aguda, em 2015, justamente quando a Organização Mundial da Saúde imagina que as doenças provocadas pelo fumo estarão explodindo, levando a 7 MILHÕES DE MORTES POR ANO no terceiro-mundo. Serão pais e mães (chefes de famílias) partindo precocemente, deixando de contribuir com seu suor e salários para a manutenção do já precário equilíbrio financeiro das famílias.


"O pai de Zack não foi a única vítima da Indústria do Tabaco"

#34. Deu na imprensa (O Globo, em 14/10/99) - PHILIP MORRIS RECONHECE QUE O FUMO MATA _ Maior fabricante de cigarros no mundo, a Philip Morris reconheceu pela primeira vez que fumar pode causar doenças mortais, como Câncer de pulmão. A empresa ainda acrescentou que cigarro vicia.

Meus amigos adolescentes, abram muito, escancarem, os olhos, pois, esta gente, de boba não tem nadinha, OK ?!?! Quer dizer que agora os fabricantes de cigarros estão reconhecendo que fumar faz mal a saúde... E ainda por cima vicia ?!?! Que gracinha, eles estão dizendo que os estudos estão relacionando o fumo às doenças graves. Porque, raios partam, levaram 50 anos para aceitá-los ???? "Open your eyes and think about it..."

Segue a matéria de O Globo: "ao admitir que fumar é perigoso para a saúde, a empresa também espara tornar mais difícil, a partir de agora, que fumantes peçam indenizações na Justiça, alegando que não foram informados sobre a possibilidade de contrair doenças graves associadas ao tabagismo".

Devemos todos ter cara de manés, só pode ...

#35. Deu na imprensa (Le Monde, em matéria de Jean-Yves Nau, em 27/08/99, em entrevista com a Ministra da Saúde da França, Dominique Gillot) - NOSSO OBJETIVO É REDUZIR O CONSUMO GLOBAL DE TABACO EM 5% AO ANO_ "A luta contra o tabagismo, inimigo número um da saúde pública, é uma prioridade nacional. Eu relembro que o nosso país é particularmente tocado por este flagelo que leva 70.000 franceses a cada ano. Prevemos perto de 150.000 mortes por ano dentro de uma geração e uma multiplicação por dez de mortes femininas".

"Esta hecatombe não será que parcialmente evitada pelo nosso combate atual para ajudar os fumantes a abandonarem e para dissuadir os jovens de fumarem. O governo apresentou em maio (1999) um plano de luta que constitui para mim uma prioridade. O objetivo deste plano é de, nos próximos 3 anos, reduzir o consumo global em 5% ao ano, diminuir em um terço o número de fumantes entre adolescentes e, à metade o número de fumantes entre as grávidas".

"Os recursos para a luta contra o Tabagismo foram multiplicados por cinco em dois anos (26,5 milhões de francos em 1997 e 130 milhões em 1999)".

"A fim de facilitar o abandono do fumo, as medicações para reposição de nicotina serão liberadas gratuitamente nos Centros de saúde."

"Por fim, o Primeiro Ministro confiou ao deputado Alfred Recours a missão de examinar meios de reduzir o consumo de tabaco, em particular medidas relativas à seu preço e à sua fiscalização".

Como vocês podem perceber, amigos, a França é mais um país do primeiro time a entrar de cabeça na luta. Enquanto isto, chez nous, au Brésil, os cigarros baixaram de preço em 1999, pode-se fazer maços com menos de 20 cigarros (portanto, também mais baratos e mais accessíveis aos jovens) por decisão do Supremo Tribunal federal, a venda de cigarro é disseminada (verCapitulo 8), a fiscalização sobre a venda de cigarros aos jovens é precaríssima, etc., etc. etc... Creio que cabe à vocês ficarem atentos e fortes, pois, estímulo para o fumo é que não faltam. Cada vez que vocês ficarem tentados a aderirem ao tabaco, envoquem o super mantra, a poderosa oração do Pai nosso, com ênfase à:"Perdoai a quem nos têm ofendido (assim, inclusive, tentamos aliviar a barra, pesadíssima por sinal, do ponto de vista espiritual, daqueles que estão envolvidos pela produção, industrialização e comércio de cigarros) e, livrai-nos, Ó Pai, de toda a tentação". Se no plano de Terra, como diz um "preto velho" que conheço, vocês têm pouca ajuda, clamai pela do ajuda do Pai Oxalá.

#36. Deu na imprensa (O Globo, na coluna do Ricardo Boechat, em 02/11/99) - FUMAÇA NEGRA_ "Aliás, a propósito da luta antitabagismo, a organização Mundial da Saúde está concluindo monumental dossiê sobre as atividades das multinacionais do setor. Preparada ao longo dos últimos anos, a papelada soma incríveis 35 milhões de páginas. A revelação mais bombástica é a de que funcionários da OMS foram subornados pelas grandes indústrias do ramo, que queriam neutralizar iniciativas da entidade em campanhas antitabágicas".

#37. Deu na imprensa (O Dia, na coluna do Marcelo Tognozzi, em 07/11/99) - ROBERTO FREIRE, SEM CIGARRO _ PARANDO DE FUMAR NUM SPA_ "O presidente do PPS, senador Roberto Freire, resolveu largar o fumo. Ele se internou num SPA para conseguir abandonar o vício. Freire fumava quatro maços por dia. Certa vez, desafiou a lei que proíbe o fumo nos aviões durante vôo de Brasília para Recife. Foi para o fundo da aeronave e acendeu o cigarrinho, ignorando os apelos da aeromoça".

Esta notícia é muito educativa, pois, como vocês podem observar, amigos teens, a escravidão à nicotina é capaz de fazer um senador da república respeitável, como o Roberto Freire, descumprir uma lei federal. Além disto, fica patente que abandonar o tabaco não é uma tarefa simples, visto a necessidade que o senador teve de ser internado num SPA, para tentar lutar pela sua saúde.

#38. Pesquisa feita pelo nosso Centro de Apoio ao Tabagista (CAT), em 08/10/99: INCIDÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE OS PORTEIROS DA PRINCIPAL RUA DO LEBLON (bairro da cidade do Rio de Janeiro).

Visando avaliar a presença do tabaco entre uma categoria de profissionais tipicamente urbanos e que exercem uma atividade com um grau baixo de stress, os porteiros do nosso bairro de moradia, precisamente os da Avenida Ataulfo de Paiva, em um total de 58 edifícios, foram inquiridos sobre a drogadicção tabágica:

fumante

ex-fumante

nunca fumante

19 (33%)

11 (19%)

28 (48%)

Um terço (33%) dos porteiros da rua Ataulfo são fumantes habituais.

Consumo médio de cigarros por dia Idade média de entrada no vício
16,5 cig / dia (mínimo: 4cig/dia e máximo: 50cig/dia) 17 anos (mínima: 10anos e máxima: 25anos)

Restam as perguntas: Estes porteiros terão condições futuras de tratamento para abandono do fumo ? Haverá SPAs accessíveis aos seus rendimentos, assim como houve para o senador Roberto Freire ?

Um fato Interessante da pesquisa é que a imensa maioria dos porteiros que responderam que não eram fumantes, o afirmavam dizendo: "Graças a Deus, não !!"

#39. Deu na imprensa (O Globo, em matéria do correspondente José Emílio Rondeau, de Los Angeles, EUA, em 07/11/99, sobre o lançamento do filme O Informante, que conta a saga de um ex-membro das indústrias do tabaco que as denuncia) - AL PACINO: "ESTOU MUITO FELIZ POR TER CONSEGUIDO PARAR DE FUMAR".

-"O Informante" é um filme antitabagista. Você fuma?

-Al Pacino: "Fumava. Parei de fumar há uns 10, 11 anos. Estou muito feliz por ter conseguido parar. Acho que tive sorte".

#40. Deu na imprensa (O Globo, em matéria do correspondente José Meirelles Passos, de Washington, EUA, em 22/11/99) - FUMO CONTINUA EM ALTA NOS ESTADOS UNIDOS _ Apesar de os fumantes serem cada dia mais discriminados nos Estados Unidos, em especial em lugares públicos, o índice de viciados se manteve ao longo deste ano. O dado é da mais recente pesquisa do centro para prevenção e controle de doenças - CDC -, e foi divulgado há 3 dias. O levantamento mostrou que 22,9 % dos americanos continuam fumando. Isto significa uma redução muito pequena, em relação a dois anos atrás: em 1997, o índice era de 23 %".

Como fica claro nesta matéria, apesar de os americanos disporem de salários dignos, capazes de bancar os tratamentos para desintoxicação nicotínica, de existirem diversas clínicas especializadas e com equipes treinadas e experientes nestes tratamentos, de haver uma campanha fortíssima estimulando-os a abandonar o tabaco, de haver uma repressão a cada dia maior para impedí-los de fumar em público, pelas bandas de lá ainda fuma-se muito ! Isto, para mim, pode ter duas abordagens: primeiramente, fala da real dificuldade de largar-se a nicotina, pelo seu alto poder de manter os incautos e as incautas a ela presos. Por outro lado, fala também da nossa espécie humana que, por sua visão deturpada da realidade, imagina-se impotente para viver sem a nicotina ou extraordinariamente forte para resistir eternamente aos malefícios do Tabagismo.

#41. DECLARAÇÃO DE KOBE

Em novembro de 1999, realizou-se em Kobe, no Japão, uma conferência internacional que reuniu 500 delegados, entre especialistas e ativistas antitabagismo. Desta conferência resultou um conjunto de medidas para diminuir o impacto do tabagismo sobre a espécie humana. Uma atenção especial foi dada a questão feminina, pois, a entrada de mulheres na drogadicção nicotínica tem sido o principal motivo de preocupação dos técnicos.

O ministério da saúde japones informou que, de 1986 para 1999, houve um aumento do número de mulheres japonesas fumantes, de 8,6% para 13,4%. Entre as mulheres de 20 a 29 anos, esta taxa mais que dobrou, passando de 10,5% para 23,2%.

Atualmente dos 1,1 bilhão de fumantes no mundo, 200 milhões são mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que este número tende a triplicar nos próximos 25 anos. Entre os 4 milhões de mortes anuais por doenças tabaco-relacionadas, 500.000 são do sexo feminino. Em 1998, 50 mil japoneses morreram de câncer de pulmão, que assumiu a liderança entre as mortes por todos os tipos de câncer. A incidência de câncer de pulmão no Japão subiu 14 vezes nos últimos 40 anos.

Afirmou o Gerente de Projetos da OMS, Dr. Derek Yach: "A melhor forma de prevenir a epidemia no século 21 é parar o aumento das taxas de fumantes entre as mulheres, principalmente da Ásia e África, e entre os jovens".

#42. Deu na imprensa (Extra, em matéria de Simone Intrator, em 31/12/99) - CORAÇÃO FORA DO COMPASSO - PELA OMS, AS DOENÇAS CARDÍACAS SÃO A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE. BRASIL NÃO TEM PROGRAMA PREVENTIVO_ Antes de haver tempo da tecnologia avançar, chegam as estimativas: morre no Brasil, 1 pessoa a cada dois minutos por problemas cardíacos, somando 300 mil por ano. Segundo o cardiologista Carlos Scherr, diretor do Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio de Janeiro: "o Brasil está com um pé no século XIX e não no próximo milênio, quando o assunto é prevenção dos problemas do coração. As mortes por doenças do coração vêm baixando nos países desenvolvidos porque as campanhas de prevenção começam cedo, nas escolas. Desde pequenas as crianças de lá são instruídas sobre os males do cigarro, a alimentação é balanceada e são incentivadas à prática de atividade física. É preciso correr contra o tempo, entrar nas escolas, prevenir as crianças !! ".

#43. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, em 15/12/99) - SOUZA CRUZ É CONSIDERADA A MELHOR EMPRESA DO BRASIL _ A Companhia Souza Cruz recebeu o Prêmio Desempenho 99, do Instituto Miguel Calmon, de melhor empresa do Brasil. Produziu, em 1998, 104,1 bilhões de cigarros, tendo vendido 86,2 toneladas de fumo só para o mercado externo. Todos os dias, 1.200 veículos percorrem cerca de 150 mil kilômetros de estradas, para abastecer os 200 mil pontos de venda de cigarros, espalhados por todo o território nacional.

Bem, amigos, triste é o país, em que a sua melhor empresa é aquela que pode trazer tanto sofrimento e morte aos seres humanos. Interessante seria saber quais os critérios que contam para esta escolha. Sinceramente, fiquei com vergonha de ser brasileiro neste momento.

#44. Deu na imprensa (Jornal do Brasil, em matéria de Flávia Barbosa, em 17/01/2000) - MULTINACIONAIS APROVAM CLT _ Os executivos das multinacionais instaladas no Brasil classificam a legislação trabalhista do país de satisfatória, como consta do relatório anual do World Economic Forum (WEF), preparado a partir de opiniões colhidas nas 59 economias mais importantes do mundo. Os chamados encargos trabalhistas colocam o país na 36a. posição, portanto, as conquistas dos trabalhadores brasileiros, como gozarem de férias pagas, ter licença maternidade, etc., não foram considerados excessivos pelos executivos, sobretudo, quando comparadas com as vantagens dos trabalhadores do primeiro-mundo.

No entanto, pelos resultados da pesquisa do WEF, o Brasil paga o quarto pior salário do mundo, à frente apenas de Equador, Filipinas e México.

Como vocês puderam constatar, os trabalhadores brasileiros são remunerados de forma bastante precária, o que faz com que, quando se encontram com problemas de saúde, dependem, quase que exclusivamente, dos serviços públicos de saúde. Com mais de 20 anos trabalhando em hospitais públicos, sei que quando a farmácia do hospital está desabastecida, a minha receita médica, às vezes com 4 medicamentos, vira receita unidunitê: unidunitê-o-remédio-que-vou-poder-comprar-vai-ser-você. Quando fazemos um diagnóstico de Câncer de pulmão sem possibilidades cirúrgicas, o Hospital do Câncer, no centro da cidade é a nossa referência. Para que o paciente vá fazer as consultas e os tratamentos, tem de reunir os familiares ou vizinhos, para arrumar o dinheiro das passagens de ônibus. Se for no fim do mês então, nem se fala... Em uma economia que remunera tão mal os trabalhadores, um esforço sobre-humano deve ser empreendido para evitar-se que a população fume. Estes trabalhadores não terão as condições mínimas para enfrentarem os problemas que certamente aparecerão.

#45. Deu na imprensa (O Globo, em 21/01/2000) - CANADÁ PROPÕE TÁTICA DE CHOQUE CONTRA CIGARRO _ Governo planeja estampar fotos de órgãos humanos afetados pelo fumo nas embalagens - O Ministério da Saúde do Canadá propôs a impressão, em maços de cigarro, de fotos coloridas de gengivas, inflamações, corações doentes, pulmões com tumores e outros órgãos afetados pelo fumo. As imagens ocupariam 50% da frente e do verso das embalagens. A proposta baseou-se em pesquisas que mostram que as imagens são 60 vezes mais eficazes do que as palavras para convencer um fumante a abandonar o cigarro. O ministro da saúde canadense, Allan Rock, disse: "Com mensagens de alto impacto e imagens fortes, vamos alcançar os fumantes direta e efetivamente. O tabaco é o único produto no mercado que vai resultar na morte prematura de um em cada dois consumidores".

Garotada, como vocês viram, o Canadá também esta na batalha !!! Querem saber como a indústria dos cigarros reagiu? Pois, leiam a declaração do presidente do Conselho de Fabricantes de Cigarro do Canadá, Robert Parker: "É tecnicamente impossível imprimir tais embalagens no Canadá. Não é uma questão de obstrucionismo. As gráficas nos disseram que é impossível fazer isso no país". Te amo, Robert Parker, xuxuzinho do papai !?!

#46. Deu na imprensa, (O Globo, 17/02/2000) - 'CHARUTO AUMENTA RISCO DE CÂNCER DE PULMÃO' _ Estudo constata que hábito torna os homens até 11 vezes mais propensos a contrair a doença - O estudo, da American Cancer Society e do Centro de Controle de Doenças dos EUA, envolveu mais de 137 mil homens, acompanhados por 12 anos. Homens que fumavam 3 charutos por dia ou mais, mostraram-se 8 vezes mais propensos a ter câncer de pulmão, comparados a não fumantes. Nem os autores da pesquisa esperavam descobrir uma associação tão impressionante entre a doença e o hábito de fumar charutos. Já se sabia que havia aumento do risco de tumores na boca, na garganta e no esôfago. "O charuto mostrou-se muito mais letal do que imaginávamos", disse o epidemiologista Eric Jacobs, da American Cancer Society.

#47. Deu na imprensa, (O Globo, 26/02/2000) - 'SALÁRIO-MÍNIMO DO BRASIL VIOLA DIREITOS HUMANOS, DIZEM EUA' _ "Um relatório do Departamento de Estado dos EUA divulgou ontem um relatório afirmando que o baixo valor do mínimo e a má distribuição de renda representam violações dos direitos humanos".

O que mais preocupa é que os trabalhadores de baixa renda, exatamente aqueles que recebem este salário considerado violador dos direitos humanos, são justamente os que estão mais adictos ao fumo no país. Certamente terão inúmeras dificuldades quando os malefícios do Tabagismo começarem a dar os sinais de vida.

#48. Deu na imprensa, (Revista Veja, 16/02/2000) - 'A VÍTIMA TEM 13 ANOS' _ Esta é a idade em que os jovens brasileiros começam a fumar, segundo pesquisa inédita feita sobre o assunto.

Esta foi a conclusão de uma pesquisa feita com 800 fumantes em quatro capitais brasileiras, preparada pela Santa Casa de Misericórdia, do Rio de Janeiro.

#49. Deu na imprensa, (O Globo, em 04/03/2000, de Nova York) - NICOTINA VICIA, DIZ VICE-DIRETOR DA PHILIP MORRIS_ 'Steven Parrish, vice-diretor geral da empresa que mais produz cigarros no mundo, admitiu ontem que a nicotina é uma droga e causa dependência. Ele disse que a empresa tem planos de investir mais em suas divisões do setor de alimentos'.

Parece que a batata da indústria do tabaco está assando...

#50. Deu na imprensa, (Jornal do Brasil, em 10/03/2000, de Atlanta, EUA) - FUMO AGRAVA RISCO DE INFECÇÃO _ Cigarro prejudica o pulmão, que não reage bem a doenças como a pneumonia. 'Estudo realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, mostra que os fumantes são cerca de quatro vezes mais vulneráveis do que os não-fumantes à ação da bactéria Streptococcus pneumoniae. Os fumantes também correm mais riscos de contrair meningite e outros tipos graves de infecção. Segundo uma das médicas coordenadoras da pesquisa: "Estamos acostumados a pensar que o hábito de fumar causa terríveis efeitos a longo prazo, mas os fumantes correm também riscos imediatos de contrair infecções".

Segundo os médicos, pessoas expostas ao fumo também acabam ficando mais vulneráveis. Este grupo teria aproximadamente o dobro de risco de ter pneumonia do que quem nunca fica exposto ao fumo passivo'.

#51. MAIS UM GAROTO-PROPAGANDA DA INDÚSTRIA DO TABACO CHEGOU PARA ALEGRIA GERAL, INCLUSIVE DE PARTE DA IMPRENSA.

REVISTA ISTO É, NÚMERO 159, MARÇO/2000

A Ferrari está se tornando uma mania nacional. Nosso piloto Rubinho está sendo utilizado e, provavelmente, muito bem pago, para divulgar o cigarro Malboro, o mais vendido no mundo. Sem chance de ver nosso piloto sem o bonezinho da indústria de tabaco, portando-o até no programa de Tv da Ana Maria Braga.

#52. Deu na imprensa, (O Globo, em 28/03/2000, de São Francisco-EUA) - CÂNCER DE PULMÃO RENDE INDENIZAÇÃO A FUMANTE _ Pela primeira vez, advertência nos maços não vai livrar fabricantes de desembolsar milhões. 'A Corte Suprema de São Francisco, Califórnia (EUA), condenou os fabricantes de cigarros Philip Morris e R. J. Reynolds a pagar US$ 20 milhões a uma fumante que desenvolveu Câncer de pulmão. Lesley Whiteley, de 40 anos, foi fumante por 25 anos. Ela tem 4 filhos e seu estado é terminal.

As empresas foram condenadas por terem agido de má-fé, segundo a Corte Suprema americana, pois, conheciam os perigos do fumo e os esconderam do público. As conclusões ddo processo também indicaram que as empresas cometeram fraude'.

A batata da indústria do tabaco continua assando...

#53. Deu na imprensa, (O Globo, em 28/03/2000, de São Francisco, EUA) - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE PLANEJA ACORDO MUNDIAL SOBRE CIGARRO EM 2003 _ A OMS chamou ontem os grandes fabricantes de cigarros para um debate público. 'Marcou para setembro/2000, em Genebra, um debate público com médicos, produtores de tabaco e fabricantes de cigarro. O anúncio foi feito durante uma reunião em que representantes de 150 países estão debatendo as bases para um acordo mundial de combate ao fumo, que deverá incluir restrição da propaganda. A OMS espera que o acordo seja firmado em 2003.

#54. Deu na imprensa, (O Globo, em 25/04/2000, em matéria de Cilene Guedes) - AUMENTAM MORTES POR CÂNCER NO BRASIL _ Mortalidade de mulheres causada por tumor no pulmão dobrou devido ao tabagismo. 'O câncer está matando mais no Brasil e a incidência da doença este ano deve subir, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados ontem. Este ano, pela primeira vez, mais brasileiras morrerão de câncer de pulmão do que de tumores do colo de útero. Apenas o câncer de mama ainda mata mais do que o de pulmão no Brasil'.

Como vocês estão vendo, aquilo que há anos mostrávamos como sendo a realidade nos Estados Unidos, como era de se esperar, está acontecendo conosco. As mulheres brasileiras também estão sucumbindo aos cigarros, exatamente como os homens. Revejam os gráficos do capítulo 12 e, me digam se as mulheres brasileiras, continuando a optar por começar a fumar, não estão caminhando diretinho para o abismo...

#55. A corrida de automóvel é o alvo preferido da indústria do tabaco, em qualquer categoria, quando se trata de anunciar cigarros. Os pilotos, as pistas, os carros, os mecânicos, os outdoors situados nas ruas e avenidas vizinhas aos circuitos, tudo enfim, é utilizado para vender a imagem de uma marca de cigarro. Muitas vezes, esta imagem é vendida muito tempo após o encerramento da prova, meses após...

André Ribeiro - piloto brasileiro de Fórmula Indy

Este sorrisinho, que parece dizer: "quanta dinheirrinha está entrando na minha bolsinha", apenas por haver ganho a corrida de Fórmula Indy, realizada no Rio de Janeiro, ajudou a promover, pelo resto do ano, a venda de uma promoção de batatinhas Ruffles. Três pacotinhos de batatinhas davam direito a um boné com o símbolo do cigarro Malboro, inteiramente grátis. Longe de mim, estar dizendo que a indústria estava querendo influenciar os jovens. Provavelmente, a indústria do tabaco estava querendo influenciar avôs iguais ao que eu perdi, aliás, por doença relacionada ao fumo...

Meu avô Milagres, levado pelo fumo (câncer de pulmão)

"UMA VITÓRIA NAS PISTAS BRASILEIRAS PODE GARANTIR UM BELO CONTRATO PARA UM PILOTO. SE ISTO VAI LEVAR ÀS CRIANÇAS AO CIGARRO, ISTO NÃO É MAIS PROBLEMA DELES, NÃO É MESMO?"

RUBINHO BARRICHELO, em Silverstone, na Inglaterra. Ano 2000. Bonezinho com o logotipo Malboro, porém, sem o nome escrito. Lá, existe lei para proteger vocês, adolescentes.

#56. Qualquer movimento que se preze deve ter seus símbolos. Imagens que traduzam algo que tenha acontecido, que nos faça lembrar sempre de um fato. Por exemplo, sempre que esta geração de brasileiros vir jovens com seus rostos pintados com faixas verdes e amarelas, cores da bandeira nacional, provavelmente irá se lembrar que um presidente do país foi deposto pelo clamor popular, com decisiva participação da juventude exercendo a sua cidadania.

Imagem símbolo do movimento antitabagismo mundial: presidentes das maiores indústrias de tabaco do mundo, jurando que desconheciam que o fumo, que produziam e comercializavam, geraria dependência. Foram todos acusados, na década de 90, por perjúrio. Ficou provado que eles conheciam o fato há uns 50 anos.

#57. Deu na imprensa, (O Globo, em 16/05/2000, de Washington) - FUMO PASSIVO ENTRA NA LISTA DOS CANCERÍGENOS _ A nova relação do governo americano das substâncias que podem causar câncer inclui a fumaça durante o fumo passivo. Os compiladores da lista disseram que a inclusão do fumo de segunda mão veio com atraso e respalda a política do governo americano de restringir o consumo de tabaco.

_ A fumaça liberada por cigarros, charutos e cachimbos, desde agora passa a ser listada como cancerígena. Há estudos importantes mostrando que o fumo passivo pode causar câncer de pulmão. Pesquisas também já revelaram que cônjuges e colegas de trabalho de fumantes têm incidência de câncer de pulmão maior do que a média da população. Palavras do diretor do Instituto Kenneth Olden.

Esta é uma super arma para ajuda aos fumantes. Os fumantes passivos lutarem pelas suas próprias vidas !!

#58. Deu na imprensa, (O Dia, em 10/05/2000, de Roma, em matéria de Ivy Fernandes) - FUMO DEFORMA O PÊNIS _ Pesquisador italiano descobriu que o cigarro aumenta o risco da doença de Peyronie.

Descoberta no século XVIII pelo francês François Gigot de La Peyronie, a doença de Peyronie afeta 3 % dos homens na fase adulta. É caracterizada pelo aparecimento de placas ou fibrose no pênis. Às vezes, a curvatura é tão grande que torna impossível o relacionamento sexual.

O Professor Giuseppe La Pera, chefe da equipe de urologistas do Hospital San Vicenzo, em Roma, apresentou um estudo, junto com o Instituto Superior da Saúde italiano, provando que o cigarro pode ser um dos causadores da doença de Peyronie, que provoca curvatura de até 90 graus no pênis.

"Examinamos 1.700 pacientes e constatamos que os homens que fumam têm curvatura, que pode chegar de 30 a 90 graus, tornando-os praticamente impotentes. O nosso estudo verificou que os homens que não fumam, mesmo que em idade avançada, não têm este problema de forma tão marcante"_ afirmou o Prof. La Pera, no Congresso Europeu de Urologia, na Bélgica, em Abril de 2.000.

#59. Deu na imprensa, (Jornal do Brasil, em 10/05/2000)

Até as forças da natureza estão tentando ajudar a conscientização das pessoas. Uma gigantesca propaganda do cigarro Malboro despenca de um edifício, no centro da cidade do Rio de Janeiro, parando o trânsito. Felizmente, não houve feridos. Bons ventos!!

Os adolescentes sempre me perguntam, durante as palestras: "como pode ser permitida uma propaganda destas, se o fumo faz tanto mal ?"

#60. Deu na imprensa (O GLOBO, em 7/06/2000, de Genebra) - EXPECTATIVA DE VIDA SAUDÁVEL É DE 59,1 ANOS NO BRASIL, SEGUNDO OMS _ Crianças brasileiras nascidas no ano passado podem esperar viver 59,1 anos com saúde. Na América Latina, pior que o Brasil apenas Nicarágua, Bolívia e Guatemala. O Japão ocupa o primeiro lugar com 74,5 anos, a Austrália com 73,2 anos ocupa o segundo lugar, seguida por França (73,1), Suécia (73), Espanha (72,8), Itália (72,7), Grécia (72,5), Suíça (72,5) e Mônaco (72,4). Os EUA ocupam a 24a. posição com 70 anos de vida saudável.

Certamente o tabagismo contribui para encurtar, em muito, a média de vida dos brasileiros.

#61. Deu na imprensa (O GLOBO, em 30/05/2000, de Chicago, EUA) - FUMO É CAUSA DE INFECÇÃO NA GENGIVA _ O hábito de fumar pode estar relacionado com mais de 50% dos casos de infecções que atingem a gengiva em adultos, segundo estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O trabalho, que analisou 12.239 americanos que sofriam de periodontite, doença que destrói o tecido em torno dos dentes, foi publicado na edição de maio do Journal of Periodontology.

Segundo o coordenador do estudo, Dr. Scott Tomar: " o tabaco pode interferir no sistema imunológico, reduzindo a capacidade de lutar contra os invasores. Ele também diminui o fluxo sanguíneo que segue para a gengiva, fazendo com que quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam até ela seja insuficiente para mantê-la saudável ". O Dr. Scott continua: " uma das funções da gengiva é proteger a camada óssea localizada logo abaixo dela e que funciona como suporte para os dentes. Se as células da gengiva perdem a habilidade de proteger esta camada óssea, há risco de se perder os dentes ".

#62. Trabalho Científico: PREVALÊNCIA DE FUMO DE CIGARROS ENTRE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA - Budapeste, Hungria, 1995 e 1999. Publicado no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana, Vol. 283, no. 24, 28 de Junho de 2.000).

Este trabalho, que estudou 3 mil adolescentes entre 14 e 18 anos, chegou à seguinte e estarrecedora conclusão: o fumo entre os estudantes de segundo grau em Budapeste aumentou de 36%, em 1995, para 46% em 1999.

Considerei este artigo importantíssimo, uma vez que vivo ouvindo afirmações que dizem que "o fumo está diminuindo", que "a garotada está fumando menos", que "o pessoal está mais ligado em saúde", etc. Esta impressão é muito boa para os negócios da indústrias de tabaco, pois, com isto relaxamos todos...

Como vocês puderam ver, em Budapeste, mesmo com todas as informações disponíveis, falando mal do fumo, houve um aumento de 10% na entrada de jovens. Nos Estados Unidos esta taxa encontra-se em 28,4% e, na Rússia, em 33,4%.

Muito há para ser feito, muita luta para conseguir conscientizar a juventude ainda tem que ser travada. É necessária a participação de um número muito maior de pessoas, políticos sérios, diretores de escolas engajados, fumantes passivos atuantes, profissionais de saúde sintonizados, etc.

#63. Deu na imprensa (Agência O GLOBO, em 31/03/2000) - HOSPITAIS DE NOVA YORK PROCESSAM FABRICANTES DE CIGARRO _ Cento e quarenta e cinco (145) hospitais de Nova York se uniram para processar os fabricantes de cigarro. Os hospitais estão pedindo 3 a 4 bilhões de dólares de indenização, pelos gastos no tratamento de pessoas que adoeceram por causa do fumo. Os hospitais acusam os fabricantes de terem escondido evidências científicas de que o fumo vicia, causa doenças sérias e pode levar à morte.

Enquanto isto, amigos, abaixo da linha do Equador...



"Um novo olhar", tela de Olga Beltrão.

"A mim, a impressão que esta tela passa é de libertação (libertação do fumo, no caso dos vícios). A minha filha e meu marido deixaram de fumar, assim como eu também" - Olga Beltrão - premiadíssima artista plástica brasileira.


voltaríndice

Você pode ajudar a melhorar este livro; as suas críticas,
comentários e sugestões serão muito bem vindos.

Este capítulo foi bom
Este capítulo foi interessante
Este capítulo foi um pouco cansativo

seu e-mail (opcional)


comentários;

Se preferir :
mailto: alexandre@cigarro.med.br