Capítulo 15

E O LANCE DA VASO-NÃO-SEI-O-QUÊ,
QUE A NICOTINA FAZ ?


Observem a medição do fluxo de sangue arterial, antes de fumar e 10 minutos depois de baforar, por fluxograma e termografia. Nas duas imagens superiores, vê-se que o fumo chega a fazer desaparecerem as imagens das mãos. Na medição do calor, na fileira de baixo, a primeira imagem é vermelha, com vida e, após o fumo, torna-se azulada e sem vida, portanto, fria como a morte.

Imagens extraídas da tese de mestrado do colega Paulo Roberto Mattos da Silveira (de 1976), Doutor em Cirurgia Vascular, pela Escola Paulista de Medicina e Diretor do Departamento de Angiologia do CenterVasc, do Rio de Janeiro.

Como comentamos antes, a nicotina entra com a fumaça do cigarro e logo cai nos vasos sanguíneos que envolvem os alvéolos pulmonares. Daí, está aberto o caminho para que ela circule por todo o corpo, onde quer que o sangue passe. Alguns orgãos e tecidos recebem mais sangue do que outros, porém, todos são vascularizados, i.e., todos tem vasos com sangue para sua alimentação e bom funcionamento.

A nicotina tem a propriedade de diminuir o calibre das veias e artérias. A isto, é dado o pomposo nome de vasoconstrição.

Como a nicotina está presente em todos os tecidos irrigados, esta vasoconstrição ocorrerá, portanto, de forma universal, causando alterações do funcionamento dos mais variados tipos:

1. Nos ossos - osteoporose ( "ossos porosos")

spl/stock fotos, revista veja saúde especial 03/2001

- a osteoporose é um grande problema de saúde pública nos dias atuais. Principalmente nos países de primeiro mundo, aonde as pessoas atingem média de vida mais elevada. Os ossos, com menos sangue (alimento), tendem a apresentar diminuição de sua massa, principalmente nas mulheres após a menopausa, o que facilitará fraturas e dores ósseas. O que é perverso, no processo de fumar é que, se por um lado a menopausa acelera a osteoporose, fumar antecipa a menopausa.Vocês entenderam bem? O fumo produz osteoporose e provoca menopausa precoce, a menopausa precoce intensifica a osteoporose ? Este vício é, ou não, diabólico? Fumar, portanto, destrói a espécie humana desde a sua própria estrutura de sustentação.

2. Na pele

- as rugas na pele são as ocorrências mais comuns. A pele menos irrigada torna-se uma pele mais seca e, isto favorece o surgimento daquele frisado tão indesejado. É claro, que o tempo traz rugas para todos nós, porém, nos fumantes isto se dá bem precocemente. Médicos pesquisadores ingleses, de um lugar que só faz pesquisa em gêmeos, mostraram também que, além da vasoconstrição, substâncias químicas, produzidas pelo ato de fumar, aumentam a produção de uma enzima que quebra o colágeno, O responsável por esta Unidade de Pesquisa declarou: "Todos aqueles que desejam começar a fumar devem primeiro se conscientizar que parecerão mais velhas e terão rugas mais cedo do que aqueles que não fumam". O gene MMP-1 é danado de ruim...

 

Tem gente que pensa que fumar rejuvenesce...

3. Nos testículos - o funcionamento dos testículos está severamente atingido pela constrição dos vasos. É preciso cuidado, garotos!

4. No cérebro - para não dizer mais nada, sobre este item, reproduzo resultado de pesquisa recente feita nos EUA, com quatrocentas mulheres, em duas Universidades de Nova York: os filhos de mães que fumavam pelo menos dez cigarros/dia, apresentaram, em torno dos quatro anos de idade, QI (coeficiente de inteligência) nove pontos inferior aos filhos das mulheres que não fumaram durante a gravidez. Este fato deveu-se à menor oxigenação dos cérebros das crianças, filhas de mães fumantes. Novamente, os efeitos da vasoconstrição.

Se acabamos de ver que o QI destas crianças está abaixo do que poderia, o que vocês imaginariam ser possível acontecer na velhice ? Bom, recentemente, dois grupos de estudos vem de encerrar pesquisa sobre este aspecto da função cerebral (nosso órgão mais nobre): o Centro de Pesquisa do Câncer da Universidade do Havaí, nos EUA, depois de examinar 3.000 fumantes, constatou que o risco de debilitação mental chega a ser 36% maior, de desenvolver demência senil. Paralelamente, um grupo de pesquisadores de Rotterdam, na Universidade Erasmus, na Holanda, concluiu que o fumo dobra o risco de demência senil, provocada por uma doença conhecida pelo nome de Mal de Alzheimer um amigo discordou desta pesquisa, alegando que uma vez que o fumante começou a fumar, mesmo já sabendo de todos os males, isto provaria que ele já era meio demente, opinião com a qual, em princípio, eu não tenderia a concordar).

Campanha do Ministério da Saúde do Canadá

Ainda ficando pelo cérebro, existe um drástico acontecimento chamado Acidente Vascular Cerebral (AVC) _ o "derrame". Esta situação, que é muito mais comum em fumantes do que em não fumantes, gera grave incapacidade física e intelectual, quando não a morte.

5. No coração

Artérias coronárias com placas de gordura em seu interior. O espasmo desses vasos contribui para o Infarto do coração.

Como deve ser, talvez, do conhecimento de vocês, o coração é um músculo que precisa de alimento como qualquer tecido e, este alimento (sangue) é levado até ele pelas artérias coronárias. A vasoconstrição aí, vocês podem imaginar, pode ser uma coisa grave. Favorece o chamado Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), i.e., um pedaço maior ou menor do coração fica sem sangue, que não consegue passar pelo monte de gordura associado à contração da artéria. Isso pode levar à morte em poucos minutos, dependendo da quantidade de músculo não irrigada e, do tempo que levar até ser atendido no CTI ou numa Unidade Coronariana de um hospital. Vale relembrar, ser essa a principal causa de morte da humanidade.

Dr. Sansores, Instituto Nacional de Doenças Respiratórias, Mexico.

Quando os olhos não vêem, o coração se ressente.

 

 

6. No pênis - para, como dizer (sem chocar), "armar a tenda", é preciso que o bodoque se encha de sangue. Não serve outra coisa, fanta uva, groselha, suco de acerola com morango, ostras, ovos de codorna, amendoins. É preciso sangue. E o danado do sangue, só lá chega pelos tais vasos. A tal da vasoconstrição pode levar a situações constrangedoras.

Se alguém deseja manter-se sexualmente potente, deve pensar em deixar a dependência em nicotina bem longe de sua casa e mesinha de cabeceira...

7. Nos vasos sanguíneos - uma das situações médicas mais dramáticas, se passa com pacientes que desenvolvem uma doença chamada Tromboangeíte Obliterante.

O Dia, 15.out.2002, em matéria de Daniela Daher, foto Alessandro Costa

Esta doença acaba por entupir os vasos, levando à progressiva amputação dos membros. Podemos perder dedos, mãos, braços ou pernas, em pequenos intervalos de tempo.

Úlceras de perna com cicatrização dificílima pela péssima circulação sanguínea de fumantes.

Uma das fotos médicas que mais me impressionou, ainda estudante de medicina, foi a de um paciente que recentemente tivera seu braço direito amputado, até a altura do cotovelo, sendo que o outro braço já tivera a metade amputada. A foto mostrava-o fumando, com o cigarro preso pelos dois cotocos de braços restantes.

 

Tomografia dos vasos do abdome, pelve e coxas de uma de nossas clientes fumantes, com importante obstrução arterial. O sangue só está sendo levado para a parte inferior da perna por meio de circulação colateral. Risco grave de gangrena. 

Início do fumo na adolescência, com uma terrível e perigosíssima repercussão na fase adulta.


voltaríndiceavançar

Você pode ajudar a melhorar este livro; as suas críticas,
comentários e sugestões serão muito bem vindos.

Este capítulo foi bom
Este capítulo foi interessante
Este capítulo foi um pouco cansativo

seu e-mail (opcional)


comentários;

Se preferir :
mailto: alexandre@cigarro.med.br