Capítulo 13

QUANDO É QUE A MAIORIA ENTRA NESTA ?

Ser adolescente é ser o dono da verdade e não querer ouvir os conselhos de quem já viveu mais. É achar que se é dono da própria vida, não querer limites e não aceitar os que existem. Ser adolescente é dar topada e dizer que não doeu...

Trecho da crônica de Gabriel Dimenstein, 13 anos, publicada na Folhinha, Folha de São Paulo, em 25/out/2003


Vote, aqui: Se o seu pai é, ou foi fumante, com que idade ele começou?


Cartoon do Ministério da Saúde

badcigarreinhos.jpg (18027 bytes)

Foi justamente a resposta a esta pergunta _ " quando é que a maioria entra nessa ? "_ que fez com que a gente escrevesse estas mal-digitadas para vocês, adolescentes.

Relatório do banco mundial

Dados do Ministério da Saúde informam que 30 mil crianças brasileiras são fumantes habituais entre 5 e 10 anos de idade.

Marlboro, laça milhares de crianças todos os dias

Os estudos constatam que, a maior parte dos adultos fumantes iniciou sua triste carreira entre os 11 e 17 anos. Isto sem ter a menor idéia de aonde estava amarrando os seus burros (desculpem-me pela expressão, algo antiga, mas ela vem do meu tempo de adolescente). Isto significa que, praticamente sem qualquer noção de nada, a respeito deste futuro vício, rapazes e moças entram em contato, na maioria das vezes por curiosidade, com uma substância extremamente perversa e dominadora, a tal nicotina. Perversa, porque os males que causa são centenas (futuramente vamos tentar resumí-los) e dominadora, porque como já vimos, cria um estado de dependência total que neste sentido acaba, literalmente falando, com a liberdade de decisão.

Há um sistema de interesses muito forte (que depois também iremos comentar), que faz com que vocês, numa época da vida com tantas transformações importantes (inclusive, em seus hormônios), de quebras de tabus e de regras, rica em contestações e caras pintadas, exponham-se a este risco, nada, nada mesmo, saudável. Um vício que em nada irá ajudar vocês a resolver seus problemas, a conquistar as suas vitórias, a serem melhores pessoas ou a ajudar a mudar este mundo.

Megazine _ O Globo, 19/jun/2001

Surpreendentemente, cara-pintadas que contribuíram até para a deposição de presidente de república em nosso país, ainda são fisgados pela indústrias do tabaco, como se fossem manés totais...

foto de Ichino Guerra - Jornal do Brasil, 23.05.2001

Cara-pintadas em ação, em Brasília, a capital do país, pedindo a cassação de dois senadores da República.

foto de Michel Filho - O Globo

A moçada foi às ruas do Rio de Janeiro, correr atrás do passe livre para estudante andar de ônibus sem pagar, direito que estava quase dançando.

Em relação a "mudar este mundo", espero que vocês não tenham nenhuma dúvida de que é urgente mudá-lo e, principalmente, que vocês sejam parte importante neste processo de mudança. Não há mais tempo a perder. Antigamente, achava-se que a adolescência era a fase da descoberta, e da "aborrescência", enfim, do ego em sua instância máxima. O andar, inexorável, da carruagem, com um nível nunca d'antes visto de destruição planetária, leva, ao meu humilde e limitado ver, ao seguinte questionamento: " dá pra esperar vocês virarem 'gente' para contar com vocês para alterar o curso desta história? ".

Marcelo, cartunista da crônica do Luís Fernando Veríssimo, O Globo, 10/jun/2004, em que o escritor considera burrice os jovens estarem aderindo ainda hoje ao tabagismo, apesar da quantidade de informação disponível,  que não havia na adolescência dos antigos fumantes.

verissiomodizqueéburrice.jpg (27825 bytes)

A adesão ao tabagismo, nos dias de hoje, significa a aceitação de uma realidade velha.

Como dizem os sambistas da minha Escola, creio que vocês, para o bem da Terra e da lucidez, terão que ser "clínicos gerais" (saberem de tudo um pouco), loucos e sadios, viverem as descobertas e assumirem que já sabem das coisas...

Beto Barata - Folha de São Paulo - 1/jun/01

Líder estudantil, bunda-pintada, protesta contra o governo em frente ao Congresso Nacional. Quem sabe um dia, a presidência da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) não se engaja, com a sua tropa, na luta pela conscientização dos jovens sobre o tabagismo.

frase extraída da coluna do psicanalista Luiz Alberto Py, no jornal O Dia - 6/5/2001

" Por que repetir antigos erros, se há tantos erros novos para se cometer ? " Bertrand Russel, filósofo inglês

Parte da galera jovem está caindo no "conto do vigário"...

Menininho, fume com moderação, viu? Pois, você está sendo enganado sem moderação...

Para vocês terem uma idéia do perigo, leiam com atenção a mensagem distribuída nos maços de cigarros Free brasileiros: " APROVEITE EM EXCESSO. FUME COM MODERAÇÃO. Ninguém tem o direito de fazer as suas escolhas por você. É isso que chamam de liberdade, o ideal mais importante na vida de qualquer um. Free sempre acreditou nisso, respeitando os mais diversos estilos, opiniões, atitudes. Cada um na sua. Então seja livre para fazer o que quiser: cante, ame, apaixone-se, sonhe, aproveite tudo em excesso. E se você decidiu fumar, porque não com moderação? A decisão é sua. Só não deixe de ser quem você quiser, seja quem você for ".

Cadê vocês, meus amigos adolescentes? Nego tá sacaneando direto e não ouço a voz de ninguém destas tribos... Noventa por cento dos fumantes se iniciaram na furada antes de terminar adolescência. A turma da indústria cada dia inventa uma nova, como esta, de fumar com moderação. Se liguem, meus brôs! Para a Tia nicotina, não tem essa de moderação e nego tá sabendo disso pra lá de bem. Então, eles dizem para vocês: façam tudo em excesso, tudo, tudo, mas fumem com moderação_ é ruim, hein? Parece que a rapeize quer que vocês sejam imbecis sem moderação ou idotas em excesso...

foto Agência Brasil, O Globo 11/set/2003

O Ex-Ministro da Educação e As cara-pintadas

Durante muito tempo, sentia-me desconfortável, clamando para que os adolescentes aderissem à minha causa antitabagismo, por mais que a achasse justa. Entretanto, minha abolição veio quando o próprio Ministro da Educação da época, alguém que tanto admiro, o Sr. Cristóvão Buarque (o homem que escreveu A Apartação Brasileira) também convocou cara-pintadas para um movimento de pressão sobre o Congresso, por mais verbas para a educação. Não dá pra desprezar este tremendo exército, sobretudo, quando a causa é nobre.


"Fico perturbado quando vejo um cigarro entre os lábios ou os dedos de alguma pessoa importante, de cuja inteligência e julgamento depende, em parte, o bem-estar do mundo". Linus Pauling, químico (1901/1994)


Vote aqui: Se a sua mãe é, ou foi fumante, com que idade ela começou?

 

Campanha da Revista Trip


voltaríndiceavançar

Você pode ajudar a melhorar este livro; as suas críticas,
comentários e sugestões serão muito bem vindos.

Este capítulo foi bom
Este capítulo foi interessante
Este capítulo foi um pouco cansativo

seu e-mail (opcional)


comentários;

Se preferir :
mailto: alexandre@cigarro.med.br