Noções Básicas

Seja Bem Vindo (ou Bem Vinda) à esta Lista de Discussão! Este documento irá fornecer o conhecimento básico que você necessita para utilizar esta Lista com maior eficiência. Se você tiver outras dificuldades, entre em contato com um dos Moderadores listados sob o link "Contacte os Moderadores" do Menu Principal.

Lendo e Contribuindo com as Discussões

Qualquer pessoa que tenha acesso à WWW pode ler as discussões em andamento neste Quadro de Mensagens. Para ler as discussões em andamento, navegue até o assunto de seu interesse simplesmente clicando nos links constantes das listas de Tópicos e Sub Tópicos. Você pode acessar os itens anteriores utilizando as linhas de navegação no topo de cada página.

Para enviar uma Mensagem para uma Discussão em andamento, preencha a caixa em "Enviar Mensagem" na parte inferior da página. Você pode utilizar os códigos de formatação ou comandos (TAGs) de HTML básicos para formatar a sua mensagem. A critério dos Moderadores, o envio de Mensagens para uma Lista de Discussão pode exigir uma conta de acesso (Nome de Usuário e Senha) ou pode permitir acesso público para o envio. Siga as instruções dos formulários para enviar corretamente as suas Mensagens.

Quando estiver disponível, você pode clicar no botão "Criar Novo Tópico" para deixar um novo assunto para Discussão. Seu novo assunto irá constar como um novo Sub-Tópico, e será iniciada uma nova discussão com a mensagem que você enviou. Após preencher a linha de Assunto, siga as instruções do parágrafo anterior em como enviar uma Mensagem.

Realizando Buscas na Lista de Discussão

Esta Lista de Discussão permite que se façm buscas por data e hora do envio das (Novas Mensagens) ou por expressões de texto (Busca por Palavras Chave). Cada um destes Mecanismos de Busca fornece métodos convenientes para a busca de discussões de seu interesse.

Para procurar por Novas Mensagens, clique no link Novas Mensagens no Menu Principal. Caso você possua uma conta de acesso com um Nome de Usuário e Senha válidos, preencha os campos correspondentes para realizar a Busca desde a sua última sessão. Caso você não possua uma conta, você também pode procurar Novas Mensagens, utilizando uma das opções remanescentes. As opções Dia Anterior e Semana Anterior do Menu Principal são os equivalentes para procurar Novas Mensagens postadas no dia anterior, e na semana anterior, respectivamente.

Para realizar buscas por palavras chave, clique em Busca por Palavras Chave no Menu Principal. Você pode especificar quais serão as palavras utilizadas na sua Busca. Instruções adicionais na utilização da Busca por Palavras Chave serão exibidas na própria janela de Busca. Quando os resultados de sua Busca forem exibidos, clique em qualquer um dos links apresentados para visualizar a página correspondente àquele link, ou então clique em um algum dos links dos resultados para ir diretamente à Mensagem que apresenta a ocorrência de texto procurada.

Como conseguir uma conta de acesso

Possuir uma conta de acesso neste sistema lhe traz os seguintes benefícios:

Para conseguir uma conta de acesso, clique inicialmente em Editor de Perfis no Menu Principal e verifique se o Registro Automático está disponível. Caso contrário, envie uma mensagem a um dos Moderadores listados em Contact page e solicite uma conta de acesso. Certifique-se de enviar seu endereço de E-Mail, nome completo, e Nome de Usuário desejado.

Como obter maiores informações

Para informações sobre a utilização deste sistema, leia também Formatação de Mensagens e Resolvendo Problemas, disponíveis no Menu Principal. Caso você possua outras dúvidas ou reclamações, deixe uma Mensagem na área correspondente nesta Lista de Discussão, ou contacte um dos Moderadores (ou o Administrador) a partir do link Contacte os Moderadores.

Regras e a "NETiqueta" ("Netiquette")

Quando você estiver escrevendo suas Mensagens, procure utilizar a mesma cortesia e educação que você utiliza quando você conversa pessoalmente com alguém. Xingamentos, insultos, e ataques pessoais não serão tolerados. Não há problemas em discordar veementemente com opiniões, idéias, ideais, fatos, mas sempre respeitando a opinião alheia. Grandes mentes não pensam da mesma forma, e geralmente divergem. E aí é que está a graça. Note também que as Mensagens expressam as opiniões e posições de seus respectivos autores, e não refletem a posição e/ou opinião desta Lista de Discussão e de seus Moderadores.


Copyright © 1998, DiscusWare, LLC, all rights reserved