Resolvendo Problemas

Esta página contém uma lista de problemas ou dificuldades apresentadas com maior frequência, e como solucioná-los.

Problemas

Minha Mensagem não aparece

Se você utilizou o botão Voltar (Back) repetidas vezes após enviar uma Mensagem, possivelmente você está vendo a versão da página antes da sua postagem. Seguir os links a partir do Menu de Navegação à esquerda diminui a incidência deste problema.

Caso o problema persista, então o seu navegador está utilizando uma versão armazenada na área de armazenamento (cache) ao invés de atualizar o documento, exibindo sempre a versão antiga da página. Para evitar a ocorrência deste problema, configure o seu navegador para carregar sempre os documentos a partir do servidor, como indicado abaixo:

Você também pode tentar recarregar ou atualizar a exibição do frame utilizando os comandos de seu navegador. Note que este é um problema diferente de recarregar o documento (vide o próximo problema).

Quando eu clico no botão Atualizar (Refresh), eu retorno ao topo da página

Isto se deve ao fato de que o seu navegador recarrega o documento inteiro (exibido na linha de Localizacão) ao se clicar no botão Atualizar (Reload). O documento contém um código que configura os frames e por este fato o navegador retorna ao topo da páginda no frame direito. Se você deseja recarregar somente o frame, utilize o botão Atualizar (Refresh). No Netscape, acesse o menu Exibir (View) e selecione "Atualizar Frame (Reload Frame)". No Internet Explorer, clique com o botão direito na área do frame desejado e selecione "Atualizar... (Refresh...)". Este recurso também funciona com o Netscape.

Meus comandos (TAGs) de formatação não funcionam

Aparentemente, você pode ter cometido um dos seguintes enganos:

O conteúdo das caixas de entrada de texto some ao se redimensionar a janela

Esta aparenta ser uma característica (ou um defeito de programação - bug -) de certos navegadores. A única solução aparente parece ser não redimensionar a janela ao se preencher uma caixa de texto.

O conteúdo das caixas de entrada de texto some ao se utilizar o botão Voltar (Back)

Esta aparenta ser uma característica (ou um defeito de programação - bug -) do Internet Explorer. Normalmente, as entradas do usuário são mantidas, mesmo quando ocorre um erro. Geralmente você não necessita utilizar o botão Voltar (Back) quando lhe é apresentado um formulário para corrigir seus erros.

A caixa de entrada de texto ultrapassa os limites da tela

Infelizmente, as caixas de entrada de texto não podem ser redimensionadas dentro dos documentos para caberem dentro dos limites da tela. Uma opção é redimensionar lateralmente a borda esquerda para que a caixa de texto caiba em sua tela. Como alternativa, você pode aumentar a resolução de tela para 800x600 pixels ou mais (verifique como fazer isto na ajuda de seu sistema operacional ou no programa de controle de sua placa de vídeo). AVISO: Se você redimensionar o FRAME, todo texto contido nas caixas de entrada serão perdidos, e você terá que digitá-lo novamente.

Alguns links apresentam a mensagem "NOT FOUND"

Moderadores podem configurar links que aparecem como Sub Tópicos, mas que na realidade são links para páginas localizadas em outros servidores externos à Lista de Discussão. Do mesmo modo, qualquer pessoa que enviar uma Mensagem pode incluir links. Caso tais links forem digitados de maneira errada ou não existirem mais, você poderá receber uma mensagem de erro. Caso isto ocorra, contacte um Moderador e informe sobre o problema, para que o mesmo possa corrigir ou eliminar o erro.

Imagens não são exibidas corretamente

Como esta Lista de Discussão suporta o envio de imagens e cliparts, as mesmas são permitidas nas Mensagens. Caso você tenha desligado o carregamento automático de imagens de seu navegador, você irá visualizar somente uma área retangular aonde supostamente as imagens iriam ser exibidas. Para carregar as imagens, habilite o carregamento automático de imagens, ou então clique no botão Carregar Imagens (Load Images) na barra de ferramentas do Nescape. No Internet Explorer, o carregamento de imagens é controlado nas Opções (Options), que podem ser acessadas através do menu "Exibir" (View), nas "Opções..." (Options).

Se ainda assim o carregamento de imagens não funcionar, contacte um Moderador.

Cores são exibidas de maneira anormal na tela

Se o seu monitor está configurado para exibir somente 16 cores, o esquema de cores podem ser exibidos de maneira estranha. Modifique sua configuração de exibição (nas configurações de vídeo), e aumente a gama de cores exibidas para no mínimo 256 cores. Consulte a documentação de seu sistema operacional e de seu adaptador de vídeo para saber como proceder neste caso.

Caracteres estranhos ou incomuns são exibidos

Dependendo de seu navegador e sistema operacional, alguns caracteres especiais e formatações específicas poderão ser exibidas de maneira incorreta. Este inconveniente é observado com mais frequência nas seguintes versões dos navegadores: Netscape Navigator (versão 3.0 e anteriores), e no Internet Explorer (versão 3.0 e anteriores). Algumas famílias de Fonte são específicas do Microsoft Windows e poderão não ser exibidas nas outras plataformas, como Apple Macintosh, Unix, e Linux.

As caixas de entrada de texto não são exibidas corretamente

O Navegador Netscape Communicator 4.0 aparentemente apresenta um defeito (bug) que impede que as caixas de texto sejam exibidas corretamente em alguns casos. Se você clicar com o mouse abaixo da linha Enviar Mensagem, aonde você normalmente iria visualizar uma caixa de entrada de texto, será exibido o cursor de texto. Tente utilizar a barra de navegação para voltar uma página, e então retornar à página desejada.
Copyright © 1998, DiscusWare, LLC, all rights reserved