São Paulo, Segunda-feira, 07 de Junho de 1999


 

"Fumar causa impotência sexual"

da Redação

O alerta acima agora virá inscrito nas embalagens de todas as marcas de cigarro fabricado no Brasil. A determinação é do Ministério da Saúde.
Se para as meninas a combinação cigarro e anticoncepcional pode ser trágica, para os meninos o vício por si só, sem combinações, é desastroso. Ele atrapalha o desempenho masculino, garantem os médicos.
O pneumologista e médico do Centro de Apoio ao Tabagista, do Rio de Janeiro, Alexandre Milagres, explica abaixo como o fumo é capaz de causar impotência:
1- aumenta a produção de uma substância chamada endotelina, que reduz o calibre dos vasos;
2- reduz a produção de uma substância chamada óxido nítrico, que dilata os vasos e permite que o sangue flua em maior volume;
3- aumenta a produção do colesterol ruim, que contribui para o desenvolvimento de placas de ateroma, que, por sua vez, dificultam a entrada de sangue no pênis para fazê-lo ficar ereto;
4- por causa da presença de monóxido de carbono, a vitalidade do músculo deixa de ser a mesma. É como um mau alimento, um sangue mal-oxigenado.
Além de "Fumar causa impotência", outras quatro frases de alerta constarão das embalagens e propagandas de cigarro: "Fumar causa câncer de pulmão", "Fumar provoca infarto do coração", "A nicotina é droga e causa dependência" e "Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando".