Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose TV ALERJ 24 de março de 2010 |
|||
Debate na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro |
Debate sobre tuberculose, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, atrelado ao movimento feito no DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE de 2010 e articulado pelo Fórum de ONGs de TB do Estado do Rio de Janeiro. Produção e exibição TV ALERJ, jornalista Rogéria Gomes.
Participam:
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, descoberta pelo alemão Robert Koch, ainda no século XIX (1882). Como uma homenagem ao cientista, ela é chamada frequentemente de BK - Bacilo de Koch. A sua descoberta, de tão importante que foi para a saúde pública mundial, rendeu-lhe o Prêmio Nobel de Medicina, em 1905.
O tratamento medicamentoso da doença, que por ser bacteriana, é a base de antibióticos, tornou-se possível a partir da década de 40 do século XX.
No entanto, apesar do BK ser conhecido há, portanto, 128 anos, e o seu tratamento já ser septuagenário, a tuberculose ainda é a 7a. causa de mortes no mundo no século XXI. Apenas no estado do Rio de Janeiro, a doença foi responsável pela morte de 900 pessoas em 2008.
O paradoxo é que o tratamento quando feito adequadamente (completando todas as doses preconizadas) cura em torno de 100% dos casos.
Este, portanto, é o nosso imenso desafio. Um desafio que deve ser partilhado pelas organizações e lideranças da Sociedade Civil, Academia _ formadora dos profissionais de saúde, gestores públicos, órgãos de imprensa, parlamentares e quem mais tiver discernimento.
O problema da tuberculose não é do outro. Ele é nosso!
1a. parte - 8m04s
2a. parte - 10m37s
3a. parte - 8m36s
A coinfecção tuberculose - aids é um desafio adicional A classe política precisa participar mais da saúde pública A tuberculose resistente às drogas é a maior preocupação atual da Organização Mundial da Saúde (Drug-resistant tuberculosis now at record levels) e, em 95% dos casos, ela acontece por inadequação no tratamento inicial que poderia ter sido curativo. Vejam a nossa edição de TBXDR, sobre a bactéria que deixamos ficar super resistente.
OMS - 2010 - Relatório sobre resistência da bactéria da Tuberculose- 2010
Façamos a nossa parte! |
Alexandre Milagres, médico;
Gilberto Palmares, deputado estadual;
Rita Smith, Agente de saúde e ativista. |